Cuidados com mãos, unhas e cutículas

Oi meninas!

O primeiro post desse blog foi sobre meus cuidados com as cutículas. Pra quem não sabe ainda, eu não as removo e haviam muitas meninas com dúvidas em relação a isso. Contei como hidrato, a frequência, o que eu uso, etc e tal.

Há algum tempo atrás, fiz um post completo (no blog da Jana Sabrina) sobre todos os cuidados que eu tenho não só com as cutículas, mas também com as mãos e unhas. Então, por quê não trazê-lo também para as leitoras do “Ih, esmaltei!”, não é? Vamos lá então!

Vou apresentá-las meus produtos e contar sobre os cuidados que tenho. Fiz tópicos para: cutículas, unhas e mãos.

❗ Lembrando que não sou profissional na área de manicure ou podologia. Apenas passo aquilo que aprendi com o tempo, seja através de pesquisas ou por tentativas e erros, ok?

O post ficou enorme pois eu quis passar todas as minhas dicas. Se você quiser, tem um resumo lá no fim, ok?

⭐ CUTÍCULAS

É uma polêmica: tirar, ou não, as cutículas? Faz mal? Bom, como quase tudo nessa vida, se for excessivo, faz mal. E, também, existe a maneira correta de tirá-las, lembrando que se você abrir uma ferida ali, será a porta de entrada para microorganismos. Por isso eu aposentei meu alicate e posso dizer que foi a melhor coisa que fiz. Além de prevenir possíveis problemas de saúde, fazer as unhas ficou muito mais prático, rápido e com melhor acabamento. É só hidratar e empurrar a cutícula antes de esmaltar! Olha como fica:

2

Esmalte: Prazer – Gio Antonelli (HITS); Película: Toque a Mais – Cód DA019

Pra aposentar seu alicate, você precisará, principalmente, de um hidratante intensivo. Eu indico:

  • Bepantol Derma (BUYER) – R$25
  • Mira-Cuticle (AVON) – R$7

Os 2 funcionam igualmente e são muito práticos.

O Bepantol, por ser muito grudento, é melhor ser usado antes de dormir.

O Mira-Cuticle é um 2 em 1: hidrata e retrai a cutícula. É absorvido rapidamente então você consegue usar a qualquer hora do dia, em qualquer lugar. Além de render muito. Confesso que não viverei mais sem o Mira por ter o melhor custo-benefício dentre os que usei até hoje. A única questão é que por ser um produto específico para retrair cutículas, possui substâncias químicas que podem, por ventura, lhe causar alergia. É legal olhar antes se você é alérgica a algum componente da fórmula.

3

Caso você deseje, ou quando for necessário, você pode utilizar um produto para “polir” sua cutícula na hora de empurrá-las, ou seja, deixá-la mais uniforme e lisinha. Faço isso 1x por semana, quando vou esmaltar, e indico 3 produtos, na minha ordem de preferência:

  • Instant Cuticle Remover (Sally Hansen) – R$35
  • Mira-Cuticle (Avon) – R$6
  • Amolecedor de Cutículas (Risqué) – R$3

4

No momento em que você para de usar o alicate, é difícil olhar para as mão nas 3 primeiras semanas. A cutícula vai estar ali, toda torta, grande e gritando para ser tirada. Mas você precisa resistir e hidratá-las MUITO com estes produtos intensivos. Hidrate quantas vezes você se lembrar. E lembre-se que serão 3 semanas que valerão a pena pro resto da vida. E vá hidratando diariamente até chegar ao ponto em que elas encolherão e você precisará fazer a hidratação intensiva apenas quando fizer as unhas! Nos outros dias, a manutenção será feita com o próprio creme de mãos do dia-a-dia. Quanto mais hidratadas, mais retraídas e uniformes elas serão.

🐱 Seja feliz! Liberte-se do alicate. Use só a espátula! 🐱

Outra dica é: substitua sua acetona por removedor de esmalte. Gente, quando eu fiz essa troca, não notei muita diferença. Até que um dia fiquei sem meu removedor e tive que improvisar com uma acetona. Resultado: cutículas arrebentadas. A acetona desidrata a unha e a cutícula. Então, que tal tirar a acetona de suas vidas!?

5

⭐ Unhas:

Você tem unhas fracas e quebradiças? Pode ser falta de hidratação. Agora, se você já hidratou, usa luvas ao manipular produtos químicos, já tentou usar uma boa base e mesmo assim elas continuam fracas, procure um dermatologista e ele te dará o motivo e uma solução, ok?

Bom, unhas ressecadas tendem a ficar quebradiças. Se fizermos uma analogia, é como um plástico, uma borracha…se ficarem ressecadas, perderão sua plasticidade. E uma batida ou dobramento será suficiente para que se quebrem. Ou elas começam a escamar e, portanto, ficam mais finas e enfraquecidas. Por isso é importante hidratar as unhas antes de esmaltá-las novamente. Use um creme intensivo e espere ser absorvido. O legal é fazer isso antes de dormir. Assim suas unhas irão “respirar” enquanto você dorme.

É sempre bom lembrar: JAMAIS utilize esmalte sem antes “selar” sua unha com uma boa base, de sua confiança. Esse produto serve, justamente, para proteger suas unhas dos componentes presentes no esmalte. O esmalte é um verniz, uma mistura de componentes químicos…embora testados dermatologicamente, não dispensam uso da base protetora. De quebra, muitas bases tem fatores de fortalecimento e nutrição das unhas. Confesso que testei poucas bases. Mas indico 2, que uso alternadamente:

  • Seda Base (Risqué) – Linha de Tratamento com Óleo de Orquídea e Ômega 6
  • Nailgrowth Miracle (Sally Hansen)

A Seda Base. Quem acompanha minhas redes sociais, já deve ter percebido que eu AMO a Risqué. Principalmente essa linha de tratamento com óleo de orquídea. Gosto desde o spray secante até o removedor de esmaltes. O cheirinho é MARAVILHOSO. E o ômega 6 auxilia na retenção hídrica, portanto ajuda a manter sua unha e cutícula hidratadas. Na minha base, eu acrescentei 6 cravos da índia, pois ele ajuda a fortalecer, proteger sua unha contra parasitas e fungos e tem ação anti-inflamatória. Além disso, é rico em óleos essenciais. Basta você acrescentar de 5 – 6 cravos na base de sua preferência e esperar por 24 horas. E, pronto! Você já pode utilizá-la. É normal amarelar um pouco a sua unha. Mas não se preocupe, você pode polir com lixa específica (aquela quadrada, sabe?) e deixá-las branquinhas novamente. O que importa é a saúde das suas unhas.

O Nailgrowth Miracle é um produto, eu diria, realmente milagroso! Para quem tem unhas finas, como as minhas, ele é um aliado e tanto. Realmente endurece a unha e acelera o crescimento. Eu notei a diferença a partir do primeiro mês de uso. É um pouco caro, mas vale cada centavo para quem não consegue ter unhas compridas. Ao aplicar essa base, você nota o quão grosso ele é, formando uma “capa” protetora sobre sua unha. Nota 1000!

6

⭐ Mãos:

Para o dia-a-dia, procure utilizar um creme de mãos com hidratação nutritiva, ou seja, que auxilie no fortalecimento das unhas. Eu indico a Polpa Hidratante para Mãos da Natura linha Ekos de Castanha. Acho que todas já conhecem e muitas devem utilizar, não é? Mais uma vez, pra mim, é o produto com melhor custo-benefício dentre os quais já usei.

7

Claro, se o creme não tiver fator de proteção solar, é legal passarmos antes o nosso protetor. Assim, teremos mãos protegidas, mais bonitas, sem manchas e hidratadas por muitos e muitos anos!

Então, meninas. Sei que o post ficou grande, mas achei importante compartilhar com vocês essas informações antes de falar sobre esmaltes e nail arts. Afinal de contas, de que adianta um belo esmalte ou uma bela nail art sem unhas saudáveis? Não é?!

Resumindo tudo o que falei, os procedimentos são:

  • Hidratar as unhas e cutículas com hidratante intensivo
  • Empurrar a cutícula: com hidratante ou com “polidor” de cutículas
  • Passar a base
  • Esmaltar
  • Hidratar as mãos, cutículas e unhas – diariamente – com seu creme de mãos

E, se eu fosse montar um kit essencial, seria esse:

8

Caso tenha ficado alguma dúvida, não hesite em me deixar um comentário aqui!

Um super beijo no coração e ótimo final de semana! ❤

Yumi.

11 comentários sobre “Cuidados com mãos, unhas e cutículas

  1. blog Usei Hoje disse:

    Parei este ano de remover cutículas…ainda sofro com aquelas pelinhas que teimam em aparecer e uso alicate só pra isso mesmo.
    A vontade de cuticular novamente vive me rondando,mas tenho creminhos em tudo quanto é canto da casa, bolsa… realmente a vida de esmaltar é outra quando paramos.

    Bjim…
    blog Usei Hoje

    Curtido por 1 pessoa

    • Ih, esmaltei! disse:

      Olá!
      Realmente essas “pelinhas” são as vilãs desta história de aposentar o alicate! Mas só de você ter tomado a iniciativa de parar, já é sensacional! 🙂 Parabéns! Somos pouquíssimas ainda, aqui no Brasil, onde cuticular é cultura!
      Mas, de acordo com a minha experiência, posso te dizer que não as remova com o alicate. Vá hidratando insistentemente e uma hora elas sumirão! Ao contrário disso, elas estarão sempre voltando…e aí você sabe, né?! É tirar uma pelinha no cantinho pra dar aquela vontade gigante de tirar todo o resto!
      Hoje, eu apenas removo uma pelinha quando sem querer na hora de empurrar com a espátula, sem muita delicadeza, acabo arrebentando a cutícula!
      Muito obrigada pela visita!
      Um super beijo! ❤

      Curtir

    • Ih, esmaltei! disse:

      Oi Adri!!
      Muito obrigada pelos elogios!
      Sempre tento disseminar essa ideia de abandonar o alicate! Não é prático usá-lo e não é saudável!
      Receber um “joinha” teu, para este post, faz valer a pena o esforço para escrevê-lo.
      Muito obrigada! ❤

      Curtir

  2. Anny disse:

    Oi Yumi!
    Eu fui conferir seu post no blog da Jana. Adorei as dicas e os produtos.
    Eu também tenho meus cuidados, mas acabo retirando de vez em quando. Agora não faço com tanta frequência como antes, mas não consegui abandonar o hábito de vez. 😦

    Curtido por 1 pessoa

  3. Samara :) (@s_amar_a) disse:

    Olha eu levei tempo pra aposentar o alicate, mas faz um ano que não uso mais e foi a melhor coisa que fiz! Eu não costumava hidratar minhas unhas, era descuidada, nao passava base, até que sofri um bocado com um processo alergico com os sands da Jade e resolvi me cuidar. Eu tb uso o Bepantol, mas cara, aqui eu consegui por R$ 10 hahahaha e de 30g. Ele ajuda muito, tb só uso antes de dormir. E tb uso a cerinha da granado durante o dia. É maravilhosa! Eu só não encontrei um creminho para as mãos 😦
    Vou ver se adoto sua dica usando o Ekos hahaha!
    Beijo, Yumi!
    http://www.meninices.net

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

